segunda-feira, 30 de abril de 2007

Koninginnedag

Koninginnedag, Queen's Day, ou simplesmente Dia da Rainha, é um feriado nacional na Holanda. Começou por ser uma festa em honra do aniversário da Rainha Guilhermina, a 31 de Agosto. Depois passou para 30 de Abril, comemorando-se neste dia o aniversário da sua filha, Rainha Juliana. Quando a actual Rainha Beatriz subiu ao trono, esta decidiu manter os festejos no dia do aniversário da sua mãe, em parte por homenagem, em parte por o seu próprio aniversário ser a 31 de Janeiro, estação do ano não muito propícia a este tipo de festejos ao ar livre.

É o único dia em que qualquer holandês pode vender na rua o que bem lhe apetecer! E imaginação não lhes falta, desde brinquedos desconjuntados e comidos pelo sol, a sapatos com ar de quem já tiveram mais de 10 donos, a livros, discos, comidinha caseira!

A festa começa na noite anterior, e a folia dura noite dentro e prolonga-se pelo dia 30. A loucura é enorme nas grandes cidades, mas é em Amsterdão que a festa atinge o seu expoente máximo, onde (dizem-me testemunhas oculares) não se consegue ver uma pedra da calçada ou uma gota de água nos canais, de tanta gente que se junta nas ruas e canais!

Eu e a famelga marchámos a um local mais calmo, Maastricht. É uma das cidades mais bonitas de toda a Holanda, se não mesmo a mais bonita. Não é muito conhecida ou visitada pois a sua localização geográfica torna demorada a viagem até lá, especialmente de comboio. A cidade desenvolve-se nas duas margens do bonito rio Maas, e ao contrário das típicas cidades holandesas, não possui canais.






Sem comentários: