sábado, 5 de maio de 2007

Liberation Day

No dia 5 de Maio de 1945 o comandante-chefe alemão Johannes Blaskowitz entregou a rendição incondicional das tropas invasoras alemãs, nas mãos do General canadiano Charles Foulkes, acabando assim com quase 5 anos de ocupação nazi da Holanda. Ao contrário do que muitos pensam não se tratou da rendição de todo o exército alemão, mas apenas das tropas que ocupavam a Holanda, ficando este dia conhecido como Liberation Day.

Na verdade o tratado só seria assinado no dia seguinte, na sala da Aula Magna da Universidade de Wageningen, mesmo ao lado do Hotel De Wereld, onde no dia anterior ambos os militares tinham chegado a um acordo.

Hoje em dia o De Wereld continua a ser um hotel, propriedade da Universidade, funcionando como escola prática de turismo. Tem um restaurante com o nome "O Mundo" (de wereld = o mundo), pois o seu anterior proprietário era, claro está, um português!

Neste dia Wageningen enche-se de pessoas. Há palcos por toda a cidade, com diferentes tipos de bandas e estilos de música durante todo o dia. À tarde faz-se a tradicional parada, onde antigos carros de combate, veteranos da guerra e muitas outras coisas e pessoas desfilam.

Pode-se dizer que é o dia mais agitado em Wageningen em todo o ano!

Sem comentários: