domingo, 18 de março de 2007

Tratado de Utrecht

São chamados tratados ou paz de Utrecht os acordos que, firmados na cidade de Utrecht, nos Países Baixos, puseram fim à guerra da sucessão espanhola (1713-1715), na qual entraram em conflito interesses de várias potências europeias. O trono da Espanha era pretendido por Filipe de Anjou, neto do rei francês Luís XIV, e por Carlos, da casa da Áustria. As negociações iniciaram-se a 29 de Janeiro de 1712, mas só no dia 11 de Abril de 1713 foram assinados os principais acordos, dos quais o último data de 1714.

Destino: Utrecht
Meio de transporte: comboio
Companhia: Rita
Encontro inesperado/este-mundo-é-mesmo-uma-aldeia: Susana


Pois é, sexta foi dia de descanso e no sábado lá ganhei coragem de enfrentar o céu que prometia chuva, e meter-me a caminho de Utrecht mais a fiel companheira de passeata Rita. A viagem de comboio mais uma vez dura cerca de meia hora. Utrecht é uma das maiores cidades da Holanda, e à saída da estação central (uma das mais importantes da Holanda, por onde passa o comboio de alta velocidade) cedo nos apercebemos disso. Prédios altos, mais bicicletas à porta da estação que em toda Wageningen, muitas lojas, muitos centros comerciais, mais gente ainda. É dia de mercado de flores! Os ramos e bouquets são baratíssimos!
Algures no centro da cidade chocamos de frente com a Susana. Tinhamos tido a mesma ideia de passeio sem sabermos! Partimos em sentidos opostos pois ela já tinha visto o que nós nos preparavamos para ver. Mais ruas e ruelas e.... outra vez a Susana. Bolas, isto é mesmo uma aldeia! Lanchamos juntos num café muito carismático em pleno centro histórico e depois fizemo-nos ao caminho de volta. Ainda haveria festa nessa noite. Mas isso é outro post!
Aqui ficam algumas fotos de mais um dia de turismo:











1 comentário:

Rita disse...

pergunto-me: para onde iriam aquelas senhoras?...