segunda-feira, 9 de abril de 2007

Bruxelas - manicómio ao ar livre

Que decepção. Bruxelas, cidade feia (não é toda feia, mas o pouco bonito que existe não justifica a fama que tem), porca (a falta de wc's públicos deve explicar...) e principalmente, albergue de gente estranha e maluca. Eles estavam em todo o lado, existiam em todas as cores, tamanhos e feitios e todos...eram malucos!Bêbedos, drogados! É com certeza a capital europeia com maior taxa de maluquinhos por metro quadrado!

Enfim, a Grand Place em parte justifica a viagem, é na verdade umas das praças mais fantásticas desta europa. O pior é que andando uns poucos metros para o exterior desta, tudo muda. Acaba o típico e renascentista e começa o industrial e urbano! A coisa compõe-se de novo no Quartier Royal, bairro onde ficam os edifícos do parlamento e do governo, zona bonita no seu conjunto.


O Heyzel Parque é outra decepção. O jardim está mal tratado e muito sujo! O Atomium tem a sua graça, o monumento ao rei Leopold II tb, as estufas reais devem ser fantásticas (as fotos assim indicam) mas apenas estão abertas ao público em Maio.

Ainda houve tempo para espreitar o Quartier Europeene, onde estão grande parte dos edifícios da União Europeia, especialmente o do Conselho Europeu e o famoso edifício estrela Berlaymont, sede da Comissão Europeia ou seja, onde o emigrante Barroso tem o seu estaminé.

Portanto, nota à navegação: quem planeia ir à Bélgica especialmente para ver Bruxelas é aconselhado a alterar os seus planos. Ghent e Brugge estão a dois passinhos e são tão mais bonitos. Se não acreditam, prestem atenção aos próximos posts.

Aqui ficam algumas fotos dos lugares visitados.



Ainda falam das nossas estações... (em cima)Edífico Berlaymont - Comissão Europeia (em baixo)

Atomium (em cima) Pagode Japonês (em baixo)



Museu da Cidade - Grand Place (em cima) Palácio Real (em baixo)

Hotel de Ville - Grand Place


Sem comentários: