domingo, 11 de março de 2007

Pronto para a passeata

E eis que chegou mais um fim-de-semana, mais uma oportunidade para conhecer novas paisagens, novos lugares, novas pessoas.

Destino: Amersfoort
Meio de transporte: comboio
Companhia: Rita
Alojamento: casa do Rodrigo, Lara e João

O sábado começou tarde, não são muitas as oportunidades que tenho tido para dormir para além das 7h30. Há que aproveitar cada uma que aparece. Portanto, a viagem só começou depois de almoço. Apanhámos o comboio das 16h02m em Ede, depois de lá termos ido parar de bus 88. São apenas cinco estações de comboio que separam Ede-Wageningen de Amersfoort, uns 20 minutos e estamos lá. A paisagem é bonita, mas igual a todas as outras que tenho visto por estes lados.

À chegada lá estava o Rodrigo à nossa espera na estação. Há que fazer a correcta apresentação. O Rodrigo foi meu colega de turma durante três anos, entre o 7º e o 9º anos. Atormentámos juntos muitos professores, levando alguns até às lágrimas. Lágrimas essas que tb nos iam assolando ao nos lembrarmos de tantas histórias engraçadas. Ele é arquitecto, e encontra-se a fazer um estágio por estas bandas, já não sendo um novato por terras holandesas. Divide um apartamento com a Lara e o João. Tudo malta fixe!

Amersfoort fica noutra região da Holanda, em Utrecht, mas muito próximo da região de Gerderland onde se situa Wageningen. É uma cidade relativamente grande, talvez umas 5 ou 6 vezes maior que Wageningen. Possui um centro histórico muito giro, restando vestigios do que outrora devem ter sido muralhas.

É claro que demos o habitual passeio pelas ruinhas do centro, visitando as praças principais, tentando entrar nas igrejas, coisa que por estas bandas é bastante complicado, umas vezes porque estão fechadas (quase sempre) outras porque, se estão abertas, não autorizam as visitas. Ainda tivemos oportunidade de conhecer um pouco da noite "Amersfoortiana". Estava o sábado (já princípio de domingo) encerrado.

Domingo. Que bom que sabe dormir até às 10h30... no chão. Mas sabe bem :) Passemos aos pormenores grastronómicos. O Rodrigo revelou-se um verdadeiro chefe de cozinha, tendo-nos brindado no jantar de sábado com uma entrada de cogumelos recheados gratinados, e um arroz de frango e legumes muito bom! Cheers mate! Ao pequeno almoço percebi finalmente pq é que algum do pão que eu via nos supermercados tinha aspecto de não estar cozido. É porque não está mesmo! E que bem que sabe pão quentinho acabado de fazer no forno, com o queijo já derretido no interior! Ai... vou ter saudades! Belo pequeno almoço!

De tarde partimos em mais um passeio pelas ruas do centro, estava um dia lindo, céu azul e o sol a brilhar! Estavam 14º C, um luxo por estes lados! E como tal resolvemos almoçar numa das poucas esplanadas que estavam abertas na praça central! E que bem que se esteve, exceptuando o sensível couro cabeludo do Rodrigo LOL! Depois fomos comer uma fatia de bolo de chocolate (também muito bom) num café com muito charme. Um dos poucos abertos ao domingo. Não percebo esta gente, ao domingo está quase tudo fechado, encontrar um simples café ou restaurante aberto é uma missão ultra-difícil! Ai Portugal, Portugal...

E pronto, era hora de voltar, de agradecer a hospitalidade e a simpatia dos convivas. Obrigado!

Para mais tarde recordar:


Muralhas e não sei que...

Canais e tal...

Lara, Rodrigo, Rita e Eu (esq. -> dir.)

Praça central (é não é?!)

Adeus solzinho! Até sempre!

2 comentários:

Rita disse...

agora só daqui a 15 dias... (então e o IKEA?)

Unknown disse...

vamos fazer uma experiência
é só para ver se funciona.
mas se funcionar cá vai um recado: é favor actualizar o blog k a malta ker ir sabendo das novas!!! jokas